07/01/2020

RETROSPECTIVA 2019: MELHORES FILMES


2020 começa oficialmente hoje mas ainda dá para dar uma espiada no ano que não deixou lá muita saudade. Porém 2019 foi um ano bem incrível no quesito qualidade cinematográfica; muita coisa boa foi produzida além daquelas sequências inevitáveis e reboots insuportáveis. Sem mais delongas, esses são os 15 melhores longas do ano passado.




TOP 15 | FILMES








15º A VIDA INVISÍVEL (IDEM) trailer
Uma jornada de duas irmãs muito unidas, quebrada por machismo e ignorância paterna.  Um poema filmado com respiros, versos, linhas e sensibilidade. A presença de Fernanda Montenegro eleva o excelente projeto ao patamar de obra prima. Arrebatador.




14º DOIS PAPAS (TWO POPES)
Há quem diga que não passa de um panfleto do Catolicismo mas o encontro entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco, antes da renúncia do primeiro, é uma delícia. Seu interesse é humanizar duas figuras consideradas santas pelos fiéis e não apresentar algo político e tudo bem. Como obra de cinema é ágil, diferente e harmoniosa.


13º 45 DIAS SEM VOCÊ (IDEM) trailer
Pra onde você iria se tivesse o coração partido? Nesse caso, para alguns bons cantos do mundo. E é esse o plot, um road movie sobre o nada e basicamente sobre tudo. Em cada passagem, acompanhamos o processo de redescobrimento e libertação. Os diálogos e situações são precisamente críveis. Precioso.


12º ERA UMA VEZ EM... HOLLYWOOD (ONCE UPON A TIME IN... HOLLYWOOD)
Quase uma vingança de Tarantino, ao reescrever um dos acontecimentos mais macabros de Hollywod, o filme é vibrante, estonteante e corajoso até. O grande acerto é focar na nostalgia, na inocência e nos desencontros numa era "pré" muita coisa na cultura. Seu projeto mais maduro. 


11º O IRLANDÊS (THE IRISHMAN)
Não tenha medo das 3 horas e meia, O Irlandês passa voando e nem dá para imaginar uma duração menor para o épico que tira qualquer glamour dos mafiosos e brinca de teoria da conspiração em vários momentos. Atentos, Kennedys! Uma aula de cinema.







10º AD ASTRA: RUMO ÀS ESTRELAS (AD ASTRA) trailer
Passou despercebido nos cinemas. Uma pena pois o drama que usa elementos de ação e ficção científica merece ser apreciado. O debate nem se faz necessário, o drama existencialista é do personagem apenas. O aparato técnico do filme é espantoso. Espetacular em todos os sentidos. 



9º MIDSOMMAR (IDEM) trailer
Saiba que não é um terror comum, tampouco é para pessoas com estômago fraco. É esquisito, bizarro, inquieto e por tudo isso, poético e belo. Em várias cenas parecemos estar diante de um ballet contemporâneo na sua máxima expressão. A fotografia é de cair o queixo. A dimensão dos personagens, enriquecedora. Mais um grande trabalho do mesmo diretor de Hereditário. Arte, arte, arte.

8º CAPITÃ MARVEL (CAPTAIN MARVEL)
Era tudo que um filme de super heróis precisava: anos 90, uma grande mulher e uma história inteligente que não fere nosso intelectual. Entretenimento de primeira com tudo no seu devido lugar. A única heroína que importou em 2019. 



7º HISTÓRIA DE UM CASAMENTO (MARRIAGE STORY)
O grande trunfo é a intimidade no assunto que retrata. Pode ser de um casamento em particular mas muitos passaram por esse processo brutal que é o fim. O desgastamento no processo e os acertos lentos que acompanhamos nos traços precisos dos personagens de Adam Driver e Scarlett Johansson, extraordinários. Um filme de autor e atores.

6º CAFARNAUM (CAPERNAUM) trailer
Não é exercício muito fácil acompanhar a história do menino Zain, vivendo na extrema pobreza nas ruas de Beirute. Misto de drama de tribunal e flashbacks, é uma obra prima que retrata a sub existência de forma contundente, sem rodeios, evitando o apelo sentimental barato e fácil. Toca e soca ao mesmo tempo.






5º BACURAU (IDEM)
Sabe aqueles filmes que jorram na sua cara algo potente, tal como um soco de realidade e ao mesmo tempo de resistência? Isso é Bacurau, o filme brasileiro sensação de 2019. E todo hype foi verdadeiro, recíproco e merecido. Um poema bruto que não esconde suas observações. Todo mundo viu.


4º DOR E GLÓRIA (DOLOR Y GLORIA) trailer
Aqui nunca vimos um Almodóvar tão de perto; a obra, quase auto biográfica, extremamente intimista e pessoal. Esqueça o Pedro histérico e verborrágico - a beleza, aqui, está na sutileza e principalmente, na verdade. Por isso, sentimos às vezes que o longa perde um pouco do ritmo. Talvez até seja verdade tal deslize, mas quando percebemos estamos imersos e nada disso importa.


3º CORINGA (JOKER)
O filme evento de 2019 não precisa sequer de uma linha para falar sobre. Todo mundo viu, todo mundo já sabe. Obra que dissecamos a cada nova investigada. Genial, urgente, assustador e exaustivo.  Joaquin Phoenix entrou para a História.



2º O FAROL (THE LIGHTHOUSE) trailer
Dois marujos "largados" no meio do nada para a manutenção de um farol é o ponto de partida para uma jornada de masculinidade tóxica, enlouquecimento constante porém silencioso. isolamento geográfico vs. psíquico... boom! São tantas camadas para explorar nesse terror claustrofóbico, angustiante e sensacional. Robert Pattinson e Willem Dafoe gladiam de igual para igual num duo performático intenso.




MENÇÃO MAIS DO QUE HONROSA 
HOMEM-ARANHA NO ARANHA VERSO 
(SPIDERMAN INTO THE SPIDER VERSE)
A animação, ganhadora do Oscar, é de 2018 mas estreou no primeiro dia útil do ano por aqui. Por isso, se faz mais do que necessário falar sobre esse desenho inovador que brinca com técnicas e entrega uma nova perspectiva em cima desse filão desgastado que é filmes de super heróis. Êxito total.




1º PARASITA (PARASITE) trailer
Dizer qualquer coisa sobre é estragar deparar-se com um dos filmes mais fortes da História. Seja na sua dualidade, na sua crítica social, nas suas resoluções estéticas e narrativas, no seu estranho e peculiar humor, tudo é razão para celebrar a experiência inacreditável que é assistir um trabalho tão único e perfeito. Porém acredito que você já tenha assistido né? Parasita é um dos melhores filmes do século!





CONFIRA TAMBÉM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário