12/12/2019

SOBRE O NOVO FILME DO WOODY ALLEN


Já está mais do que claro a paixão que Woody Allen nutre por Nova York e Um Dia de Chuva adivinha aonde? esse sentimento passeia por outros caminhos. Não é a Big Apple óbvia que o cinema fotografa tão lindamente mas os âmbitos das pessoas que vivem de cinema e de arte, transitam. Sim, um bando de ricaço e as críticas sutis sobre tais não são economizadas.

Todo mundo fala de Um Dia de Chuva em Nova York como o novo filme de Woody Allen estrelado pelo garoto sensação do pêssego, Timothée Chalamet. Mesmo sendo protagonizado por ele como alter ego de seu criador e explodindo em beleza na telona, a grande estrela é Elle Fanning, que faz estrago com a personagem que tem em mãos. 

As melhores falas são delas e toda a trama gira em torno de suas ações. A garota rica do interior que traz  espontaneidade para a cidade grande travada, dura e engessada, é o frescor e a alma do final de semana cheio de aventuras, digamos assim. Quando ela vem para NY com seu namorado (Timothée), para entrevistar um diretor de cinema, como projeto para seu curso de Jornalismo e acaba fugindo da programação, tudo floresce e um ataque de soluços jamais será o mesmo.

Foto: Divulgação

O resto do elenco também é destaque, tirando Selena Gomez que até se esforça mas não consegue demonstrar naturalidade. Uma pena pois sua personagem é vital para os rumos narrativos do longa.

Mesmo com um pé no absurdo, a mensagem é que às vezes precisamos ser levados por uma cidade tão magnética como NY. E sim, embarcamos juntos com Elle sem questionar que muito provavelmente isso jamais aconteceria no "mundo real". Mas sempre tem um quê de "se pá, é possível". Deixa a vida te levar, vida leva eu. A delícia é completa.





Inspiradíssimo, o cineasta prova mais uma vez ser uma fonte inesgotável de boas ideias, aparentemente simples. Um passeio na cidade grande guiado por suas páginas jamais será entediante, podendo ser, vez ou outra,  uma experiência mágica. A chuva em nada atrapalha.

Em cartaz nos cinemas.

  

Um comentário: