09/12/2019

SOBRE HISTÓRIA DE UM CASAMENTO


O grande trunfo de História de um casamento é a veracidade e a intimidade do assunto que retrata. Pode ser de um casamento em particular mas muitos relacionamentos passaram por esse processo de cavar a brutalidade que é um fim. O desgastamento pouco a pouco no processo e os acertos lentos que acompanhamos nos traços precisos dos personagens de Adam Driver e Scarlett Johansson.  

Foto: Divulgação Netflix

Escrito e dirigido por Noah Baumbach que revisita mais uma vez o tema divórcio, tendo ele mesmo vivenciado duramente o custo massacrante envolvendo advogados, filhos e a contra parte antes vista como amor, é o filme definitivo sobre o assunto. Apontado como o melhor longa do ano e aposta fácil em diversas categorias no Oscar 2020, História não é o melhor de 2019 mas talvez seja o mais humano e sensível.

As ações são testemunhada por nós à partir do começo do fim. Não é uma história de amor, é um passeio amargo sobre o que pode restar. E assim, de maneira poética com silêncio, imagens e palavras somos sugados na vida desses dois. Não existe lado a se tomar, a nos não cabe qualquer tipo de julgamento. A beleza do filme jaz aí.




Um trabalho focado nas interpretações, na direção e no roteiro, Historia de um casamento é quase sem falhas - tem um probleminha de dinâmica no meio mas que passa rápido. Mas acima de tudo, é um filme de atores. Adam Driver pode dar uma rasteira e roubar o Oscar de Joaquin Phoenix, ele brilha a todo momento que está em cena, numa entrega plena e minuciosa. Reparar nos seus olhos, o percebimento do que ele jamais antecipou é perceber passo a passo do que o filme está abordando e que estamos diante de um grande ator. Scarlett também brilha à altura.

Sim, você vai vibrar, ficar p da vida e chorar. Impossível sair imune caso você já tenha vivido uma história de amor. É um pequeno grande filme, raramente feito nos dias de hoje que merece nossa admiração e aplausos.

Curiosidade: a personagem de Laura Dern é baseada numa advogada de tratou dos divórcios da própria Laura e Scarlett.


Nenhum comentário:

Postar um comentário