13/12/2019

SOBRE DIRTY DANCING, ESQUECERAM DE MIM, GHOSTBUSTERS E DURO DE MATAR, OS TAIS FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA


A Netflix lançou uma série chamada Filmes que Marcam Época, na qual eles destrincham grandes clássicos do cinema, mostrando curiosidade como origem, forma, desenvolvimento e filmagens. Tudo sem papas na línguas, eles entrevistam pessoas que deram vida aos clássicos modernos, numa edição ágil cheia de gracinhas. A linguagem é de meme, a experiência, imperdível.

Foto: Reprodução

Nessa primeira leva eles passeiam por Esqueceram de Mim, Dirty Dancing, Os Caça-Fantasmas e Duro de Matar. Clássicos dos anos 80/90, da Sessão Coca-Cola, auge do VHS, os quatro filmes, cada qual, possui peculiaridades que até então muita gente não lembrava ou sequer sabia. 

Muito além dos tais making of que vinham como extras nos DVDs, Filmes consegue trazer informação com muito humor, pegada certa e frescor. O timing entre uma cena e outra é perfeito! Muito mais que do um  mini documentário, eles transformam essa "lição de casa" num reencontro delicioso.





Você vai se emocionar lembrando de Patrick Swayze e como as músicas e danças foram concebidas em Dirty Dancing. Vai vibrar ao descobrir como os cenários e efeitos especiais de Esqueceram de Mim foram feitos. Vai gargalhar com a excentricidade de Bill Murray nas filmagens de Ghostbusters e vai querer rever Duro de Matar logo na sequência.

Pena que muita gente não quis participar nas entrevistas, como os protagonistas Bruce Willis, Jennifer Grey e Macaulay Culkin.  O episódio mais legal é sobre o natalino Esqueceram de Mim e seria crucial a inclusão de Macaulay no projeto. Algo relacionado ao cachê cobrado?  Pode ser, afinal o ex ator mirim fez pazes com o filme que fez de sua vida Paraíso e Inferno.

Derivado da série Brinquedos que marcam época, Filmes ainda não teve uma segunda temporada confirmada mas se depender da gente, esse é só o começo de várias e várias seasons. A iniciativa é sensacional, o resultado, mais ainda. Um presentão para qualquer um que ama cinema.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário