25/11/2019

SOBRE JACK RYAN 2


Jack Ryan é um famoso personagem dos livros de Tom Clancy, imortalizado pelo ator Harrison Ford no filme Jogos Patrióticos, também já passou por Alec Baldwin e agora nas mãos da Amazon Prime, como seriado, ganha corpo e cara do incrível John Krasinski, quase explodindo de tanto whey protein.

A Guerra Fria é coisa do passado e agora todo foco gira em torno do terrorismo que ameaça o Ocidente. Porém a série nunca foge da real origem da ascensão do Estado Islâmico e não isenta os EUA do papel culposo nas políticas desastrosas do passado que perduram até hoje. Aqui não trabalha-se com clichê. A primeira temporada mira no Oriente Médio e é uma obra prima para quem gosta do gênero thriller político.

Foto: Divulgação Amazon Prime

Nessa segunda temporada, Jack Ryan, agora promovido pela CIA, vai investigar operações suspeitas na Venezuela e na visita, um senador norte-americano é assassinado. A série gira em torno de descobrir quem está por trás da ação, ainda mais que vira assunto pessoal - o senador é amigo muito próximo de Jack. Aí podemos destrinchar muito do que está acontecendo com o nosso país vizinho e os porquês reais dos Estados Unidos se preocupar tanto com a ameaça de uma democracia manipulada - e todas não são? Venezuela é uma fonte gigante de petróleo e minerais preciosos. Muita gente tem interesse nela. Não é preocupação, é lucro.

E mais uma vez, a série debate as reais ameaças do mundo moderno, sem nunca perder o ritmo e assumindo ser um produto de ação, espionagens, tiroteios e explosão, sem nunca perder o teor político. Então vamos dos EUA, pra Londres, pra Venezuela e pro meio da selva, interligando de maneira muito sóbria as conexões obscuras (ou não) de uma trama que envolve muito além do óbvio e das primeiras suspeitas.





A primeira temporada é superior a essa, aqui alguns personagens aparecem em cena e do nada, somem, sem jamais serem devidamente aproveitados. A personagem de Rooney Mara é o grande defeito desse desvio. E infelizmente não temos John descamisado dessa vez rs. No entanto, a temporada acerta em focar a disputa eleitoral. Abaixo ditadura!

Jack Ryan é uma das melhores séries produzidas pela Amazon Prime e a mesma acredita no seu potencial tamanha verba investida para divulgar a série. Em São Paulo, cada canto, tem um outdoor e coisa do tipo com Jack/ John. Se depender da qualidade das duas temporadas disponíveis, torcemos para que haja uma terceira, quarta, quinta... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário