06/11/2019

SOBRE DOWNTON ABBEY - O FILME


Quando começa a música tema de Downton Abbey percebemos que o filme evento da série veio para emocionar e presentear os fãs. Quem nunca assistiu o seriado, no entanto, não vai conseguir embarcar. Agora o grande 'royal people problem' é receber o Rei da Inglaterra e polir as pratarias. 


O peso ser diferente para quem nunca acompanhou a saga dos Crawley é que não conhecer como cada personagem chegou até ali, não fará muito sentido e tudo poderá parecer superficial demais. É preciso envolvimento. A decadência da aristocracia sempre foi o gatilho da evolução de cada um deles. A equipe de empregados, inclusive. Aliás, eles são as grandes estrelas do filme. A tensão entre eles e a equipe do Rei é divertidíssima.





Sim, é um longo episódio especial porém acompanhar isso nas telonas é incrível, tamanha riqueza e elegância em todo o projeto. Downton sempre foi um trabalho sutil, com camadas por trás da rotina aparentemente banal de um sistema que não faz muito sentido para nós. Lady Violet (Maggie Smith, monstro da dramaturgia). como sempre, rouba a cena sempre que aparece. "Sarcasmo é o pior tipo de inteligência", ela diz. Tem como não amar? 

Um dos destaques do longa é retratar a homossexualidade naquela época. O tema que foi muito pouco explorado na série de TV finalmente recebe forma e coração.


Um comentário: